quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Catedral de Maringa


A Catedral Basílica de Maringá é a mais alta catedral da América Latina e das America. Foi inspirada e idealizada na era dos "Sputiniks" (a palavra "poustinikki" designa o peregrino que se afasta do mundo para ficar mais perto de Deus. Sua arquitetura é moderna e arrojada, foi idealizada pelo arcebisbo Dom Jaime Luiz Coelho e projetada pelo arquiteto


José Augusto Belluci. É o 10º monumento em altura no mundo .De forma cônica, possui um diâmetro de 50 metros e uma nave única, circular, com diâmetro interno de 38 metros. O cone possui uma altura externa de 114 metros, sustentando uma cruz de 10 metros, perfazendo um total de 124 metros de altura. Sua capacidade é de 3.500 pessoas, que podem ser distribuídas em duas galerias internas superpostas.

A porta principal está voltada para o norte; a Capela do Santíssimo para o sol nascente e a do Batistério para o poente. Ao sul a grande porta que leva a cripta, onde serão sepultados os Bispos, e que está sob o altar mor. No interior dos dois cones a 45 metros de altura, encontra-se o ossário, com 1.360 lóculos, que os fiéis adquirem para guardar os restos mortais de seus entes queridos.

Sua pedra fundamental, um pedaço de marmore retirado das escavações da Basilica São Pedro e bento pelo Papa Pio 12, foi lançada em 15 de agosto de 1958 em cerimônia promovida pelo Bispo Diocesano, Dom Jaime Luiz Coelho, e presidida pelo então Arcebispo de Curitiba, dom Manuel da Silveira D'Elboux. A Catedral, dedicada a Nossa senhora da Gloria, foi construída no período de julho de 1959 a maio de 1972. Sua obras em concreto foram concluídas quase 14 anos depois, em 10 de maio. A Catedral foi então consagrada no dia 3 de maio de 1981. Em 21 de janeiro de 1982 recebeu o título de Catedral Basílica Menor., 3 de julho de 1982, inicio da decoração interna pelo artista plástico Zanzal Mattar, orientado pelo arcebispo Dom Jaime Luiz Coelho.

Contornando a Catedral estão os espelhos d’água, fontes luminosas com chafariz que jorram suas águas a mais de 5 m de altura. Localiza-se na Avenida Tiradentes, Zona 1.

  • Altura: 114 m de altura + 10 m de cruz no topo;
  • Altura livre: 84 metros;
  • Diâmetro externo: 50 m;
  • Diâmetro Interno: 38 m;
  • Vitrais: 16, de autoria de Lourenz Osterroht
  • Crucifixo: feito de madeira com 7 m, obra do escultor Conrrado Mozer
  • Capacidade: 4.700 pessoas
  • Arte do artista Zanzal Mattar pintura mural - escultura-via sacra-portais de entrada - total de 60 trabalhos.No cone interno uma da maiores pinturas no interior templo do mundo.

Nenhum comentário: